Metodologia

A metodologia utilizada para avaliar os portais de transparência dos estados e capitais do Brasil na edição do Índice de Transparência 2014 sofreu algumas modificações. Para sabe-las, clique aqui.

Abaixo, fórmula utilizada para cálculo das notas dos portais avaliados nas edições 2010 e 2012:

O Cálculo do Índice de Transparência é feito a partir da somatória da pontuação de cada subitem dos três componentes, Conteúdo, Séries Históricas e Usabilidade teremos seguintes ponderações máximas:

C = Conteúdo, cuja pontuação máxima = 1.650 pontos (60% do total)

SH = Séries Históricas, cuja pontuação máxima = 200 pontos (7% do total)

U = Usabilidade, cuja pontuação máxima = 900 pontos (33% do total)

Cmáx + SHmáx + Umáx = 2.750 pontos (100%)

ou, em termos percentuais (Índice de Transparência)

Cmax + SHmax + Umax = 1

Em termos mais formais o índice pode ser definido como:

Onde IT representa o Índice da Transparência, pi é a nota obtida no ítem i (por exemplo, 50 pontos no ítem 1.1) e wi é um fator de ponderação determinado pela pontuação máxima do ítem. Ou seja, o wi do fator 1.1 será 0,04; do fator 1.2 será 0,20; e assim por diante.

6 Respostas para “Metodologia

  1. I have been browsing onnlie more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. Personally, if all web owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

  2. Olá, tenho uma sugestão: que os fatores do índice, (conteúdo, séries históricas e usabilidade) sejam definidos neste tópico. Eu quis saber como era constituído o índice. Encontrei como é feito seu cálculo, mas ainda não sei exatamente no que consistem esses três fatores. Att, Luiza Blocker

  3. Boa tarde,
    Desejo saber se o calculo é realizado apenas nos portais dos governos estaduais ou se são feito em varios sites das secretarias dos mesmo?

Deixe um comentário